Já parou pra pensar por que existem métodos diferentes para atingir metas e objetivos? Aí vai um dado impressionante: De acordo com uma pesquisa feita nos EUA, 92% das pessoas não conseguem atingir as suas metas de ano novo! Agora dá uma olhada na foto e responde: Ficou claro qual é o objetivo da pessoa que vai começar a trilha? Apenas um caminho, algumas curvas, a subida fica íngreme no final, nenhum obstáculo pela frente, então bora lá! É, foi um bom começo, entretanto, quanto mais ESPECÍFICO, melhor!
O mesmo estudo citado, mostra que 46% das pessoas desistem das suas metas ainda no primeiro mês! Algumas desistem na primeira semana! E isso acontece porque elas não tomam todos os cuidados antes de definir os seus objetivos. Uma boa meta é acompanhada de dados MENSURÁVEIS, ou seja, que eu posso medir, quantificar. A pessoa pode dividir a subida em 5 etapas e dedicar 1 dia para cada uma, em 8 horas por dia, ritmo que ele sabe que o seu corpo aguenta. Opa! Se ela sabe que ele aguenta, a meta é ATINGÍVEL ! Sacou? Se eu sei que eu consigo atingir, eu acredito e não saboto a minha viagem.
O próximo passo é um dos mais importantes! Por que eu estou planejando essa trilha? Por que eu quero esse tipo de viagem? Se a resposta vier com argumentos e intensões fortes, acompanhados de sorriso no rosto, ansiedade para começar o quanto antes esse desafio, então a meta tem haver com o seu propósito e é RELEVANTE pra você!
Pra finalizar, é importante lembrar de uma das maiores riquezas que temos hoje em dia, o TEMPO. Não faz sentido colocar uma meta sem prazo, concorda?. Já definimos que é uma meta e agora queremos atingi-la! Sendo assim, em que dia eu começo a trilha? Em quantos dias eu concluo? No caso da nossa amiga, a subida levará 5 dias, correto? ;-)
Cada uma das cinco palavras representa uma etapa da técnica que o objetivo deve ter e todas são indispensáveis para o êxito da estratégia. A técnica SMART ajuda a intensificar e concretizar a sua meta!
Metas SMART é um método de definição de objetivos. Essas metas se baseiam em 5 fatores:
S (específica)
M (mensurável)
A (atingível)
R (relevante)
T (temporal)
Agora sim! É uma forma de estar mais preparada e pronta para se tornar uma realizadora!
Rodrigo Carnielli
Coach Esportivo
Comments