ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

O esporte como facilitador do desenvolvimento sustentável

A Agenda 2030 reconhece o esporte como um importante facilitador do desenvolvimento sustentável, por contribuir com a realização do desenvolvimento e da paz ao promover:


  • Tolerância e o respeito

  • Empoderamento das mulheres e dos jovens, indivíduos e comunidades

  • Objetivos de saúde,

  • Educação

  • Inclusão social

  • Inclusão da família

  • Igualdade de gênero


O Comitê Olímpico Internacional é uma organização que estimula a colaboração entre todos os membros da Família Olímpica para promover os valores olímpicos, como excelência, amizade e respeito. O Comitê estabeleceu um mapa estratégico para o futuro, destacando o potencial do esporte para ajudar a alcançar pelo menos quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: saúde e bem-estar (ODS 3), igualdade de gênero (ODS 5), comunidades e cidades sustentáveis (ODS 11) e paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16).

No "EM CAMPO", o poder do esporte através do Projeto Meninas Em Campo, programa para acesso e desenvolvimento da menina e mulher no futebol é especialmente visível, através do número de meninas, do aumento em qualidade do nível técnico e competitivo, da participação da família, da capacitação de novas profissionais e do fortalecimento com parceiros.  Há 3 anos, têm acontecido aulas gratuitas, eventos esportivos com êxito em reunir pessoas em um ambiente seguro, jovial, e familiar, enquanto reforçam relações e e constroem resiliência.


O "EM CAMPO", também vem estabelecendo parcerias na implementação de atividades esportivas e eventos para trazer o esporte à juventude em toda comunidade, especialmente aos moradores da São Remo. Graças a parcerias com a 3ML Social - Empresa de empreendedorismo social, o SAN (Colégio Santa Cruz) e as Mães Solidárias (Colégio Santa Cruz) pudemos alcançar pessoas em algumas das áreas menos desenvolvidas, além de criar estrutura para potencializar o desenvolvimento de meninas com alta habilidade técnica formando equipes competitivas, causando grande impacto com empoderamento e uma visão de mundo com mais oportunidade para estas meninas. Em todas as suas formas, o esporte é verdadeiro catalisador para a paz e o desenvolvimento da sociedade em geral.

Sandra Santos

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (ou Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável) são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Os ODS são parte da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas: "Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", que depois foi encurtado para Agenda 2030. As metas são amplas e interdependentes, mas cada uma tem uma lista separada de metas a serem alcançadas. Atingir todos os 169 alvos indicaria a realização de todos os 17 objetivos.


Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais:

Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.


Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.


Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.


Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.

Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições a respeito desta agenda. O país tendo se posicionado de forma firme em favor de contemplar a erradicação da pobreza como prioridade entre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.



401 visualizações0 comentário