


Meninas em Campo é um projeto sem fins lucrativos que nasceu em 09 de agosto de 2016, fruto de um parceria entre o Colégio Santa Cruz, o PRODHE USP (Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte) e a EACH USP Leste (Escola de Artes Cênicas e Humanidades da Universidade de São Paulo). Nossa iniciativa, que começou com 30 meninas, hoje ajuda mais de 170 meninas a encontrar um futuro melhor por meio do esporte.
Acreditamos no esporte como um elemento que fortalece a autonomia e que contribui para transformar a sociedade ao promover a saúde, a convivência social, a construção de valores coletivos e o aprimoramento da consciência crítica e da cidadania.
Com um campus completo no bairro do Butantã e educadores e profissionais preparados, as 3 equipes de futebol feminino do projeto Meninas Em Campo atuam para promover o desenvolvimento integral das nossas jovens atletas.




NOSSA
MISSÃO
Promover o esporte como fator de inclusão social para meninas de 9 a 17 anos e assim incentivar seu desenvolvimento humano e pessoal, aprimorar suas habilidades socioemocionais, contribuir com sua formação cidadã e disseminar a cultura esportiva nas comunidades.
NOSSA
AMBIÇÃO
Sermos reconhecidas como referência no empoderamento e no desenvolvimento de meninas e mulheres no futebol por aprimorar métodos de aprendizagem e treinamento, desenvolver conteúdos e consolidar práticas que tragam resultados de alto impacto social e esportivo.
NOSSOS
PILARES
— Inclusão Social
— Saúde e bem-estar
— Educação e formação cidadã
— Esporte de alto rendimento

NOSSOS
OBJETIVOS
Dar oportunidade
Proporcionar a meninas de 9 a 17 anos a oportunidade de se desenvolverem por meio do esporte, especialmente o futebol.
Valorizar o futebol feminino
Desenvolver a prática do futebol feminino e a formação esportiva, e garantir às meninas a possibilidade de se tornarem atletas de alto rendimento.
Proporcionar inclusão social
Promover a inclusão social das meninas por meio da formação cidadã, da ampliação da consciência individual e do despertar da consciência coletiva.
Promover o desenvolvimento sustentável
Promover saúde e bem-estar, educação de qualidade e igualdade de gênero de acordo com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU*.
*Foco nos objetivos 3, 4 e 5.

NOSSA
METODOLOGIA
Cultura esportiva coletiva
Nossa maneira de criar uma verdadeira cultura esportiva é por meio da comunidade. Sempre que uma menina entra em campo, sua família entra junto para criar um senso de coletividade e de pertencimento que garante um compromisso duradouro com o projeto.
Ambiente seguro
Potencializar jovens mulheres, especialmente no Brasil, requer muito preparo. Nossa equipe é formada por educadores e profissionais esportivos especializados para acolher, incluir, informar e capacitar as meninas. Também estimulamos as trocas de experiências para criar um ambiente verdadeiramente coletivo que dá visibilidade ao progresso de cada menina.
Habilidades Socioemocionais
Por meio do esporte, percorremos um percurso de autoconhecimento e realizações coletivas. As meninas desenvolvem habilidades cognitivas e não cognitivas (aprendem a fazer); entendem o valor do conhecimento (aprendem a conhecer), cooperam entre si (aprendem a conviver) e se reconhecem como integrantes ativas da sociedade (aprendem a ser).
Mentalidade vencedora
Acreditamos que experiências coletivas são o caminho para o desenvolvimento. Praticamos uma mentalidade vencedora por meio de metas, aprendizados, planejamentos e conquistas individuais como caminho para o impacto coletivo. Dessa forma ampliamos as referências femininas de sucesso e impacto social, e inspiramos a busca pela excelência dentro e fora de campo.
